Coren-PB realiza desinterdição parcial dos serviços de enfermagem em USF de JP

Os profissionais de enfermagem já podem voltar a exercer suas atividades nos ambientes da unidade de saúde, exceto na sala de curativos

12.04.2023

O Conselho Regional de Enfermagem aprovou, em Reunião Ordinária de Plenária (ROP), a suspensão parcial da interdição ética das atividades de enfermagem na USF integrada Rosa de Fátima, no bairro de Paratibe, em João Pessoa.

Os profissionais de enfermagem já podem voltar a exercer suas atividades nos ambientes da unidade de saúde, exceto na sala de curativo do serviço, por não dispor de condições básicas para o exercício da enfermagem. O local não possuía iluminação, ventilação, material e insumos para a realização do procedimento. Além disso, a maca com superfície de madeira e colchão desgastado, impossibilitava a sua antissepsia, por representar um grande risco para o usuário, continua os profissionaisde enfermagem impossibilitados em realizar curativo no local.

“Estamos realizando a desinterdição parcial da USF para que os profissionais consigam voltar as suas atividades, mas aguardamos que seja resolvido as pendências da sala de curativos e assim a população seja assistida com qualidade e mais recursos pela enfermagem”, ressaltou Rayra Beserra, presidente do Coren-PB.

A Interdição Ética é uma prerrogativa do Conselho Regional de Enfermagem regulamentada pela Resolução Cofen nº 565/2017, com o objetivo de garantir a qualidade da assistência e a integridade física da população e dos profissionais de Enfermagem durante o exercício profissional.

DECISÃO COREN-PB Nº 118-2023 – Desinterdição ad referendum