Coren-PB participa de pesquisa para enfrentamento da microcefalia no estado

22.01.2016

A Rede de Cardiologia Pediátrica e Perinatologia (Circor/RCP -PB) em parceria com a Secretaria de Estado da

12512593_1002777613116787_6953898241636977692_nSaúde deu inicio nesta quinta-feira (21) a pesquisa  “Aplicação do modelo de rede LEGOS no enfrentamento da microcefalia na Paraíba”. O trabalho tem por objetivo avaliar a efetividade da rede nas respostas rápidas para o enfrentamento da microcefalia no Estado da Paraíba.

A pesquisa recebe apoio do Coren-PB e da Secretaria de Estado da Saúde, e pretende realizar um levantamento de 16000 crianças que podem caracterizar mais detalhadamente a microcefalia. Para isso, será feito um estudo situacional e uma busca ativa das crianças que estão abaixo do percentil caracterizado como microcefalia.

A Conselheira do Coren-PB, Dra. Betania Maria, destacou a seriedade e relevância do estudo para população. “Sinto-me lisonjeada em poder participar do treinamento para realização desta pesquisa e contribuir de alguma forma enquanto representante do Conselho de Enfermagem. Esta autarquia não mede esforços em corroborar para que a enfermagem paraibana contribua na compreensão da epidemia que assola nosso estado”, afirma.

A coleta ocorrerá em 12 cidades do estado e envolverá os participantes da rede de cardiologia e perinatologia, bem como profissionais de enfermagem voluntários para o levantamento dos dados. “Com este estudo, esperaremos definir melhor os parâmetros de microcefalia com adequação da sensibilidade e especificidade. Além disso, propiciaremos uma otimização da assistência em redes das crianças com necessidades especiais”, afirma Dra. Sandra Mattos, Presidente da Rede Circor/RCP PB-PE.