Conselhos profissionais de Enfermagem comemoram 43 anos

12.07.2016

Neste 12 de julho, os conselhos de Enfermagem comemoram 43 anos. Você, profissional, é parte desta história.

A Enfermagem é uma profissão regulamentada. Isto significa que o exercício, desde a formação profissional às competências e áreas de atuação, é regido por lei. A fiscalização do exercício profissional é a função primordial dos Conselhos de Enfermagem, criados em 12 de julho de 1973, por meio da Lei 5.905.Nossa missão é fiscalizar e normatizar o exercício profissional. A normatização que defendemos busca também preservar e melhorar as condições de trabalho.

Os Conselhos de Enfermagem fiscalizam as condições de assistência, o dimensionamento profissional e zelam pela valorização profissional. Apoiamos a luta pela jornada de 30h semanais, pelo piso salarial nacional e pela formação presencial e de qualidade.

Não se faz Saúde de qualidade sem excelentes profissionais, e a Enfermagem representa mais da metade dos recursos humanos em Saúde no Brasil. Melhorar as condições de trabalho daqueles que estão 24h nas unidades de Saúde, cuidando dos brasileiros, é melhorar a Saúde de todos.

Fonte: Ascom – Cofen