Profissionais de Enfermagem recebem ajuda em meio às chuvas no Rio Grande do Sul

Cerca de três mil profissionais já foram impactados, sendo que 189 estão em estado crítico, identificados com alerta vermelho, e 1.937 encontram-se em situação de alerta

23.05.2024

No dia 22 de maio, estava programado o início das atividades da Semana da Enfermagem 2024 do Coren-RS. As chuvas que atingiram milhões de pessoas no estado fez com que as forças se voltassem a ajudar o povo gaúcho em meio à calamidade que afetou 469 dos 495 municípios, inclusive a categoria da Enfermagem.

Embora as atividades da Semana da Enfermagem tenham sido suspensas temporariamente, o Coren-RS lançou o vídeo “SOS Chuvas: a força da Enfermagem na calamidade do RS” para destacar o papel crucial desempenhado pela Enfermagem em todas as circunstâncias e a união pela valorização profissional e a busca por mais respeito e reconhecimento.

Com quatro caminhonetes e voluntários, os conselhos regionais de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro uniram forças para apoiar o Gabinete de Crise do Coren-RS e a Equipe de Resposta Rápida do Conselho Federal de Enfermagem (ERR/Cofen). Eles agilizam a distribuição dos insumos essenciais aos 2.962 profissionais de Enfermagem afetados pelas chuvas, que já enfrentam desafios como desalojamento e desabrigo. Além disso, a Cruz Vermelha RS intensifica seus esforços com duas picapes adicionais e colaboradores, fortalecendo ainda mais a assistência.

Os veículos se somarão à estrutura do Coren-RS, que dispõe de cinco carros na distribuição de doações. “A Enfermagem gaúcha merece toda a atenção e agilidade de nossas equipes, estamos fazendo de tudo para que os donativos cheguem o mais breve possível aos nossos colegas, enfrentando todos os obstáculos que temos com deslocamentos em função de estradas bloqueadas”, ressalta o coordenador da ERR, Eduardo Fernando.

Garrafas d’água, cestas básicas, materiais de higiene e limpeza, roupas e outros produtos já estão sendo distribuídos aos profissionais da categoria que preencheram o formulário SOS Chuvas. A coordenadora do Gabinete de Crise Rosane Mortari Ciconet, destaca a importância desse apoio em um momento tão difícil, onde a alta demanda de solicitações ressalta a gravidade da situação.

Para o presidente da Cruz Vermelha RS, Ismael Pereira, a estimativa é de que só em um final de semana seja possível contemplar cerca de centenas de enfermeiros, técnicos ou auxiliares. “Trata-se de um número expressivo, pois não podemos contabilizar somente o profissional que está em sofrimento, mas também toda a família dele”, explica.

Fonte: Coren-RS